quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Dicas De Leitura

Olá meus amores, como vocês estão?
Espero que super bem!!
Hoje trago um post que do nada me deu uma vontade louca de escrever!!
Muitas pessoas tem muitos hábitos de leitura certo? E com isso, alguns tem algumas dicas, outros procuram as dicas certas. Para ler mais livros, para conseguir se lembrar de algum detalhe, do tipo de livro. Enfim, cada um tem a sua forma de ler. Mas hoje eu trago algumas dicas. Não sei se vai ajudar muito vocês, mas para aqueles esquecidos, ajuda muito!

Outro dia, estava eu com algumas amigas que fiz no Facebook, que também adoram ler, mas surgiu um assunto importante entre nós: "Como fazemos para lembrar de algumas coisas do livro, quando após terminar a leitura faz algum tempo?". Confesso que depois de uns meses para cá peguei uma tática para poder lembrar, afinal conforme vou lendo, nem sempre resenho diretamente no blog, e isso com o passar do tempo, às vezes esqueço um pouco, então se você também passa por isso vamos as dicas.

Se você lê um livro e esquece alguns detalhes.
Sabe aqueles post-its? Aqueles que fazemos anotações? Então, ultimamente comecei a usar esses post-its para escrever o que eu achei do livro, o que gostei ou não, como é tal personagem e quanto eu achei que valia o livro. Tem funcionado muito, as meninas do grupo Bookworms adoraram essa dica e fico feliz por ajudá-las.


Aquela frase que você gostou do livro e quer compartilha-la.
Já viram aquelas tags próprias para isso? Existem de várias maneiras, coloridas, transparentes, de bichinhos,  o importante é que ela marque aquela frase. Mas eu, Ana Magiero, estou fazendo de um jeito diferente e podem começar a me recriminar agora, mas eu pego aqueles marca-textos e grifo a frase, depois colo uma tag, para saber que naquela página, tem uma frase que marquei e gostei.


Como você sabe que é aquele livro a ser lido no momento.
Olha sinceramente não tem uma regra para isso, olho para a minha estante e o que eu estou mais afim de ler, pego e leio. Sinceramente? Tem que se ler o que gosta, o que está afim no momento, pois se você forçar muito a leitura, não vai render nada.

E quando a leitura não vai para frente?
Se você não está gostando da parte do livro no momento, dá uma pausa, comece outro que lhe chame a atenção, vá para um gênero totalmente diferente do qual estava lendo e aos poucos vai retornando a leitura. Lembre-se não é a quantidade de livros que você lê, que realmente importa, mas sim o prazer da leitura.

Escutar música ao mesmo tempo que está lendo ajuda?
Não sei se ajuda muito uns. Alguns preferem o silêncio pois se desconcentra ouvindo qualquer ruido. Outros conseguem ler ainda mais com uma música. Depende muito de cada pessoa, cada gosto. Eu gosto bastante, já que leio muito mais a noite, quando a leitura rende mais para mim e não gosto de silêncio, tenho um medo danado, então sempre escuto música.

Espero que alguma dessas dicas, tenham ajudado vocês. Lembrem-se que ao pegar um livro para ler, tem que ser por prazer e não por se sentir obrigada. Leitura obrigatória é um porre e ninguém aguenta. Ler é para distrair a mente, viajar para vários lugares e se sentir relaxado, se isso não está acontecendo com você em algum livro, deixe ele quieto por um momento e vá se divertir com outros.

Me contem suas dicas de leituras, o que vocês fazem, o que não fazem. Adoraria saber!!
Beijos

8 comentários:

  1. Oii Aninha
    Adorei as dicas eu uso os post-its de anotações mas ao inves de por em uma agenda coloco cada um dentro da primeira página de cada livro e uso tbm essa tag q vc usa daqueles coloridos só tenho dó de riscar o livro, kkkk ai uso lápis mesmo
    Bjos !!!

    http://www.leitorasdechocolate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clécia querida!!
      Temos os mesmos costumes então, menos de riscar o livro com marca-texto haha! Eu quero essas tags coloridas, para marcar meus livros também, só que não encontro :/ #chateada haha'
      Adorei saber as suas dicas viu? Ainda mais quando temos algumas em comum!!
      Beijocas

      Excluir
  2. Oi ANinha

    Eu já faço algumas dessas coisas, grifo as frases de que gosto, escrevo post its, eu meio que sigo uma ordem rigorosa de leitura, mas tem horas que não dá. Aí pego o livro que quero, furo a fila e sigo com o prazer de ler rsrs Não ouço musica, tenho uma péssima concentração e só ouço musica quando EU estou escrevendo. Aí ajuda bastante rsrs

    Adorei tuas dicas!!!

    Juliana Lira- Reticências...
    http://www.reticenciando.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!!
      Que bom que temos costumes iguais haha! Putzs eu consigo escutar música muito sem importância sabe? Só não gosto quando tem muito barulho mesmo, ai fica difícil ler :/ haha'
      Verdade, quando queremos ler algo, tem que ser naquele momento sabe? Se não fica muito forçado :/
      Adorei saber as suas dicas Ju!
      Beijocas sua linda!!

      Excluir
  3. Oii te indiquei a um prêmio la no blog
    Link: http://www.leitorasdechocolate.blogspot.com.br/2013/10/the-versatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu post!
    E como você sabia que eu iria te recriminar por usar marca texto? hahaha
    Eu sou das pessoas que não usam nada pra 'riscar' o livro. Mas uso as Tags coloridas, sim. E depois, eu anoto no Skoob as frases que gostei. Eu nao leio ouvindo música, mas gosto de ler com a televisão ligada no mudo. rs

    Bjs, Lu
    Blog: Sem Spoiler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!!
      Cara sou advinha hahaha!.. Brincadeira, é que rolou esse assunto em um grupo que participo do Facebook e todo mundo meio que ficou bolado, então já achava que se desse essas dicas, de como faço as anotações, alguns iriam falar! Eu preciso dessas tags coloridas, só que não acho, as minhas são amarelinhas e meio que não estou gostando mais :/
      Também gosto de ler quando a tv está no mudo, fica muito bom!! Haha'
      Beijocas sua linda!!

      Excluir