sexta-feira, 6 de julho de 2012

Resenha do Livro: Tudo o que é sólido pode derreter

Oie pessoal, como vocês estão? Espero que bem!!
Hoje trago mais uma resenha para vocês, de um livro que eu adorei, de verdade!! Foi um livro que li super rápido e a leitura me surpreendeu, de uma forma que não poderia imaginar!
Então vamos para de enrolar e bora começar a resenha!!

Nome: Tudo o que é sólido pode derreter
Autor: Rafael Gomes
Nº de páginas: 480
Editora: LeYa
Classificação:






Sinopse: Que tal ser amiga de Thereza, uma jovem cheia de sonhos, e junto com ela e seus amigos da escola envolver-se no mundo da literatura e descobrir que, sim, a vida fica muito mais encantadora na companhia de Machado de Assis, Fernando Pessoa e Camões? Considerado O mundo de Sofia da literatura, Tudo o que é sólido pode derreter traça paralelos entre os livros e a vida, e constrói uma crônica juvenil delicada e divertida, que mistura humor e drama para abordar o tema da transição para a idade adulta. Exibida pela TV Cultura desde 2009, Tudo o que é sólido pode derreter já tem sua segunda temporada prevista para 2011. Criada e dirigida por Rafael Gomes (responsável pelo premiado vídeo Tapa na Pantera do YouTube) a série foi recentemente lançada em DVD e espera-se inclusive um longa em breve.

Resenha:

Quem conhecia, e quem não conhecia essa série de TV, bom apresento agora. Pois é, acho que a TV Cultura sempre mexe um pouco na minha cultura, entendeu? Fazia muito tempo que eu não via a série de TV, nem sei se passa mais na televisão, então imaginem minha surpresa, quando vi o livro, e ainda por cima baratinho (9,90), cai para trás!!

Thereza é igual a qualquer adolescente, cheia de sonhos, medos, confusões, e principalmente uma amante de leitura. E agora que está indo para o Primeiro Colegial, é que as coisas ficam meio loucas, pois classe nova, professores com matérias diferentes, e um professor em particular, que faz muitas leituras de literatura brasileira. Entre essas histórias de livros de autores nacionais, é onde Thereza vai se aventurar e te levar junto, e fazer você se apaixonar pelos nossos escritores!

Eu já adorava a série quando passava na TV, pois mostrava um lado diferente da literatura nacional clássica, pois Thereza não apenas lê, mais como questiona, cada palavra que foi escrita no livro citado, e vou dizer o quanto isso me ajudou, a ter um pouco mais de consideração aos clássicos nacionais. Quando eu peguei o livro nas minhas mãos, senti uma forte atração por ele (isso quando eu vi ele na livraria, antes de ver aquele preço imperdível na Saraiva), minha vontade era traze-lo para casa, começar a leitura e não largar mais! Mais naquela época não deu, mais eu sempre namorava o livro na livraria, até que surge uma promoção na Saraiva e pam! Nos casamos!

"Tem gente que ouve bandas de rock, gente que joga vôlei, coleciona quadrinhos, anda de skate, conheço até mesmo gente que aprende a fazer tricô com a avó ou se dedica a catalogar passarinhos pelos parques da cidade. Eu leio." - Thereza página: 16

O livro chegou, eu abri a capa, li a primeira página, e não larguei até ver aquele final, que me deixou um pouco assim "Hã?". Bom mais voltando. A primeira página já me prendeu logo de cara, é muito raro algum livro me conquista só com uma simples página e me fazer ler ele tão rápido quanto a esse! Thereza não é uma das minhas personagens preferidas, eu gosto muito mais do Marcos, o fiel tímido Marcos, e claro amigo de Thereza. Mas como as coisas vão transcorrendo no livro, ela deixa de ser um pouco chata, e passa a ganhar meu coração. E ah quando ela tem aquelas conversas com o Tio Tuta, meu bem, é de conquistar qualquer um.

O livro é divido em cada livro citado, o primeiro que é O Alto da Barca do Inferno, foi o que me deixou presa, afinal, além de apresentar cada personagem, conta um pouco da história do Alto da Barca do Inferno, e meio que a estória que é se passada nesse tempo, é de fazer você se pergunta "Cara, por que isso não tem na minha escola?". Pois o jeito como cada livro é tratado neste livro, é de dar uma pontinha de curiosidade para querer saber se é isso mesmo no livro, se você vai ter as mesmas ideias, o que você vai discordar, é um mundo de questionamento e ainda por cima de estimulo.

" Como é possível ler um livro se não por inteiro?" - Thereza página: 39

E é lógico que nesse meio adolescente tem que ter um romance, uma paixão, e bem, é nesse ponto que não gosto muito. Por mais que adolescentes tenham suas paixões eu não gostei da de Thereza, tudo bem que o João era um fofo, mais sabe quando você não vai com a cara de um personagem? Pois bem, aconteceu comigo, e o que fazer? Nada, apenas nos conformar. Os pais da Thereza, são um tanto assim, liberais até um certo ponto, o que foi ótimo, adorei. E por fim uma personagem, que me encantei, foi a Letícia, amiga de Thereza, que é daquelas amigas opostas, digamos bem loucas mesmo. E o tio Tuta, melhor personagem do mundo, adorei conhecer ele um pouco mais.

E o final? Ficou com um final de continuação, afinal tem outra temporada, mais não sei quando vai sair. Só o que posso dizer, que o final daquele livro, não podia ter me deixado mais satisfeita, e mais alegre com o final do enredo, foi aquele final tranquilo, em que, se houver continuação, pode ter ou não final feliz!

" A tristeza é que nem chiclete Thereza. A gente precisa mastigar. Até virar aquela massa sem graça, sem gosto. Depois a gente gospe." - Tio Tuta página 104

E foi isso gente, espero que a resenha não tenha ficado gigante, mais foi isso que eu gostei e não gostei do livro. Espero que gostem!
Beijos

3 comentários:

  1. Oie!

    Eu tinha visto este livro na livraria uma vez e o que mais me chamou a atenção foi esta metalinguagem que faz. Apesar de parecer meio bobinho, acredito que dá para tirar um bom ensinamento daí.

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá. Não sabia que tinha uma série da TV Cultura sobre este livro, adorei saber! O livro deve ser ótimo mesmo, sua resenha está recheada de entusiasmo. :)

    ResponderExcluir
  3. Ah, esse livro nunca chamou a minha atenção, e confesso que não sabia que existia uma série de tv, como sou mal informada 'Haha. Mas sua resenha me deixou curiosa, principalmente pelo fato de o livro no geral dar destaque a literatura nacional, bem bacana mesmo, espero ter oportunidade de lê-lo.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir