quinta-feira, 3 de maio de 2012

E a famosa Ressaca Literária?

Oie meus amores, como estão vocês? Espero que super bem!
Como anda o frio ai? Está fazendo frio aonde você mora? Por que aqui essa semana está fazendo um frio gostoso, ótimo para ler não é? Menos para quem está de Ressaca Literária. Ah a tão famosa Ressaca Literária. 

Ultimamente, eu uma simples mortal rsrs', estou passando por uma neste exato momento. Com certeza não é o livro. Sou eu. É o que todos se perguntam quando está entrando na ressaca "O problema sou eu, ou o livro?". Geralmente é o livro, por causa da narrativa, mas no meu caso, sempre sou eu. Acho que quando eu leio o livro, não é aquele momento certo para leitura, acho que deveria ser outro, em vez desse que estou lendo.

Posso parecer meio maluca, paranóica, mais é sempre assim que acontece comigo. Uma coisa chata. Lembro de como sofri para ler Um Dia nos meses de Fevereiro e Março, chegou em Abril, terminei em dois dias. Então não tinha como culpar o livro certo? Porque no final acabei amando, mesmo com aquele final. 

Ressaca Literária, é uma tremenda de uma coisa chata, sim, claro. Mais também é o momento de você dar um tempo na leitura. Muitas pessoas vai lendo livro atrás de livro, que uma hora, absorve tanta história, que precisa de um descanso mental, para ver aquele filme, dar aquela saída, dar aquele tempo só pra você, entendem?

Eu meio que não estou precisando de um tempo só para mim, preciso de um tempo nos livros. Gente não me levem a mal, eu amo ler, mais chega uma hora, que me sufoca, tanta história na minha cabeça e não ter aquele meu espaço para pensar no livro. Isso está acontecendo, porque meu lado consumista descontrolada, está tomando conta de mim, pois estou comprando mais livros e lendo menos. Quando vejo a quantidade de livros não lidos, me dá um pânico, pois acho que nunca vou conseguir, e é isso que está me travando. Não é o livro. Pois acho que uma série que sou completamente apaixonada (Jogos Vorazes), não dá pra culpar o livro não é mesmo? 

Enfim, o que eu estou querendo dizer, é minha dificuldade de ler, por estar apavorada demais com tantos livros, sei que não é um problema, mais isso realmente está começando a me incomodar. E vou tentar terminar de ler os dois livros que comecei essa semana. Sempre quando estou nesse "período", vamos dizer assim, tento ler um livro totalmente diferente do qual já estou empacada. Exemplo: Em Chamas (distopia) e Confie em Mim (suspense policial), mais eu acho que deveria ter pego de cara Rick Riordan. Sério só ele faz dar um ritmo nas minhas leituras, o que é chato, pois parece que você depende de um autor, para não ficar empacada. Sinceramente? Odeio isso!

Bem gente eu espero que vocês tenham gostado, desse post sem pé nem cabeça rsrs'. Mas fazer o que se é a triste realidade!
Prometo que trago resenha para vocês essa semana!
Beejos e atéh a próxima!!

11 comentários:

  1. Sei como é Ana. Não estou passando por isso nesse momento, mas já passei.
    Lindo blog!!! Bjinho flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. La!!
      Ain não é chato?? Mais acho que estou conseguindo me recuperar õ/ rsrs'
      Beejos!!

      Excluir
  2. Gostei muito do seu texto Ana, gosto muito de posts onde o blogueiro escreve um texto falando sobre si e da literatura. Realmente Ressaca literária é um saco! Acontece comigo também, as vezes fico um tempão com o livro lendo umas 5 páginas por dia, mas quando animo mesmo acabo lendo 150 de uma vez kkkk. Tenho muitos livros para ler também, vou tentar animar mais e ler pelo menos 1 por semana :)

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aaah Aninha, eu entendo perfeitamente! :x
    Aqui, além do frio, da ressaca... tenho as crises... =( Mas como você disse, o problema está em mim muitas vezes! Eu estou de ressaca e não consigo pegar Delírio, embora esteja AMANDO. Acho que com tudo isso, essas crises, o frio, aí gripe, tentando atualizar o blog, comentar nos blogs, pluft, acabo indo pra cama mais cedo por causa dos medicamentos... O bom é que já sinto saudades de ler, então vou tentar tirar um dia sem entrar na net e nem nada, me dedicar exclusivamente à leitura!

    Beijos! ;*

    ResponderExcluir
  4. Ain, nem me fale em ressaca literária, esse ano está realmente difícil, nunca passei por tantas ressacas literárias assim. Na verdade nunca consigo entender se o problema sou eu ou o livro, então prefiro acreditar que são os dois 'haha. E te entendo completamente, tem momentos que me sinto exatamente assim.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  5. Oie Aninha, as vezes é bom dar uma relaxada também nas leituras..é bom ficar uns dias sem ler...parece que limpa a mente para que consigamos aproveitar melhor a proxima leitura. Bjinhos.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a Fernanda, as vezes é bom ficar um tempo relaxando, limpando a mente.
    Um livro que me deixou com uma grande Ressaca Literária foi O preço de uma lição... Odiei!
    Depois que eu terminar de ler esse que estou lendo no momento (Terra das Sombras - Os imortais) vou dar uma pausa!

    Alyne,
    livrosedesejos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana!
    Eu te entendo pois já ouvi muito falar sobre a tal da ressaca literária, mas posso até estar errada mas que eu me lembre, nunca passei por uma felizmente). Fico imaginando porém, se não é porque naturalmente já reservo esse tempo para mim, por exemplo, tem dias que eu não leio, apesar de poucos, pois preciso fazer outras coisas e acabo deixando de lado, ou simplesmente porque estou mais no clima de um filme ou algo assim. Em decorrência disso, o ato da leitura é sempre mais do que desejado, e há anos que sempre estou lendo um livro ou outro, nunca fico sem ler algum.
    Essa questão de ter muitos livros já me incomodou em certos momentos, mas tenho não pensar muito nisso ou então irei enlouquecer, então se pudesse te dar um conselho diria para você tentar se controlar (que é o que estou fazendo no momento), e tentar não pensar muito nisso, afinal de contas, melhor livro demais, do que de menos. ^^
    Espero que a sua ressaca literária passe logo. Não se force a ler quando a vontade não bate, tenho certeza de que muito naturalmente ela virá e você vai se ver engolindo um montão de livros, um atrás do outro.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Entendo perfeitamente o que vc escreveu e faço das usas as minhas palavras.
    Tenho ressaca literária de vez em quando, mas acho que depende muito do meu humor tb, amo ler, amo livros, mas quando se é mãe, como no meu caso, e tem de se conduzir uma casa muitas vezes o tempo e as implicações de tudo afetam a leitura, o tempo e até mesmo certos gêneros que tento ler e fico remoendo...mas num determinado momento chuto tudo, tiro um tempo na madrugada e me delicio com os livros, todos, pois não costumo desistir de nenhum \o
    Beijos Aninha, amei o post, muito necessário, achei perfeito .

    Beijinhos, Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana. Gostei do texto, apesar de nunca (GRAÇAS A DEUS) ter passado por isso rs. Às vezes empaco, mas é só mudar de livro para o problema ser resolvido. Depois, com calma, consigo voltar para o mais arrastadinho.
    Beijos,
    Kim.
    http://amoressobrenaturais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi flor,
    Como te disse ontem no Facebook, você está me lembrando de certa forma (pela ressaca literária, para ser mais precisa), a personagem Dora do livro Ler,Viver e Amar.
    Esse tempo de ressaca tenho as vezes também, sei bem como é.
    Aninha amei esse texto.

    Boa semana
    Beijos
    Mari - Blog Stories And Advice
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir