sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dica: Como Cuidar Do Seu Livro?

Oiie galerinha, tudo bem? Nhaá espero que sim.. bom hoje eu vim aqui trazer uma coisa totalmente diferente, é algumas dicas, sobre como cuidar devidamente dos nossos livros. Ou seja, antes eu não sabia muito como cuidar deles e agora que tenho visto em alguns blogs.. li as dicas deles e vim lhes contar, pois assim eu faço minha parte cuidando dos meus lindos livrinhos e vocês façam a parte de vocês, cuidando dos seus livrinhos. Pois afinal, nenhum de nós leitores fanáticos por livros/leitura gosta de ver um livro "judiado", feio e não durar por muito tempo, não somos desleixados, ao contrário cuidamos muito bem dos nossos livros. Quis colocar esse post aqui também, pois levo muito meus livros para a escola, para ler, e tem uns certos capetas.... hahaha'.. qquerem ver os meus livros e alguns não tem certo cuidado, e é exatamente isso que me mata. Odeio emprestar minhas coisas, meus livros principalmente - tenho ciumes até da minha irmã -  e é bastante difícil eu emprestrar meus livros.. Mas emprestei um já faz algum tempo.. falando nisso Érika devolva meu livro, pronto.. ela sim cuida bastante, no começo deu de desleixada, mas dei um puxão de orelha nela e agora está cuidando bem do meu livro. Se fosse para outra pessoa, não emprestaria, confesso.. Vamos lá as dicas, que eu achei bem interessante.. hahahahaha'

  • Lave a mão após a refeição (Ninguém vai querer marcas de gordura ou sujeira nas páginas, certo?
  • Não fume, coma ou mantenha objetos aquáticos ou molhados (sombinhas e guarda-chuvas por exemplo) perto dos livros.
  • Não usar fitas adesivas, durex de qualquer tipo, colas plásticas, grampos ou clipes metálicos nas folhas e documentos guardados nos livros. (A ferrugem causada pelos clipes corrói o papel; já a gordura, a saliva e outros materiais, acidificam‑no, tornando-o quebradiço e com manchas amareladas. O importante é manter o livro sem qualquer objeto dentro.)
  • Não dobrar os cantos das páginas (orelhas), pois ocasiona o amolecimento e rompimento das fibras. Nunca virar as páginas segurando pelos cantos.
  • Usar marcadores próprios, finos, evitando efetuar marcas e dobras. (NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM  use a orelha da capa do livro como marca páginas, se o fizerem pelo menos nunca deixe que eu veja!)
  • Não retirar o livro da estante puxando pela borda superior da lombada.
  • Os livros devem permanecer em posição vertical. Nunca acondicioná-los com a lombada para baixo ou para cima.
  • Nunca umedecer os dedos para virar as páginas do livro. O ideal é virar pela parte superior da folha, procurando a página e abrindo todas as folhas de uma só vez.
  • Não fazer anotações, particulares ou profissionais, em papéis avulsos e colocá-los entre as páginas de um livro. Eles deixam marcas e permitem a penetração de sujeira e umidade.
  • NUNCA use o livro como apoio para escrever algo, isso pode deixar marcas na capa! (pai, essa é pra você!)
  • Evitar forçar a abertura para tirar cópias de livros. Esta prática danifica não só a encadernação como também o papel.
  • Mantenha-os longe dos raios solares e da umidade; a luminosidade excessiva desbota suas capas e a umidade deforma tanto a sua capa como o miolo.
  • Limpe a estante e as capas dos livros apenas com uma flanela seca.
  • Fitas adesivas e papel “contact” são dois vilões dos livros, seus usos provocam danos irreversíveis à capa do livro e muitas vezes se estende até o seu miolo
  • O livro deve ser constantemente manuseado. O virar das páginas oxigena o material, impede a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças.
  •  Folheie rapidamente, mas cuidadosamente, o livro sempre que for colocá-lo de volta na prateleira. Isso vai arejá-lo.
  • Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos, pois isto impede a respiração adequada do papel.
  • Faça uma vistoria anual. Retire todos os livros, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.
  • Deixe sempre um espaço entre estantes e parede. A parede pode transmitir umidade aos livros. E, com a umidade, surgem os fungos.
  • Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas.
  • Estantes de metal e vidro são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros.
Muito legal essas dicas fala ai? Nossa preciso observar como eu faço com meus livros e vê se estou seguindo certinho, não quero perder nenhum livro por desleixoo.. hahahaha

Vamos resumir, um pouco??
·        colocar objetos sobre o livro aberto - danificam sua estrutura;
·        dobrar as páginas - rompem as fibras do papel;
·        apoiar-se no livro - rompe a sua estrutura;
·        abri-lo  além do seu limite - danifica a encadernação;
·        usar clips ou grampos -  enferruja as folhas;
·        escrever no livro (rabisco, sublinhado) -  prejudica sua leitura e diminui sua vida útil;
·        salivar -  mancha o papel;
·        colar com durex - deixa resíduos;
·        expô-lo ao sol - descora os pigmentos e oxida o papel;
·        evitar a umidade - favorece a proliferação de fungos;
ter alimentos próximos ao livro - atraem insetos e impurezas.

E é isso gente... um grande beejo pra vocês e espero que tenham gostado ok?
E vocês me digam como faz para deixar os seus livros, longe dessas pragas.. hahahahaha
Kisses#

2 comentários:

  1. Gostei muito das dicas!! Obrigada!! beijinhos

    http://lucinha-blogdamariluce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nhaá Marlii obrigada hahha.. Assim todoos ficam sabendo como cuidaar muito melhoor dos nossos queridinhoos fooi um prazeer viu floor??
    Beejo Beejo

    ResponderExcluir